Você já ouviu falar em Web Quest?






O conceito de webquest foi criado em 1995, por Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia, EUA, como proposta metodológica para usar a Internet de forma criativa. Ele a defini como “uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet."
Uma webquest é elaborada pelo professor, para ser solucionada pelos alunos, reunidos em grupos.
A webquest sempre parte de um tema (a Grécia Antiga, por exemplo) e propõe uma tarefa, que envolve consultar fontes de informação especialmente selecionadas pelo professor.


Essas fontes (também chamadas de recursos) podem ser livros, vídeos, e mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente são sites ou páginas na Web.
É comum que a Tarefa exija dos alunos a representação de papéis (faraó, arquiteto, escravo), para promover o contraste de pontos de vista ou a união de esforços em torno de um objetivo.
Dependendo da duração do projeto e da dimensão da aprendizagem envolvida, uma WQ pode ser, curta (até três aulas para ser solucionada) ou longa (uma semana a um mês para ser explorada pelos alunos).


Como regra geral, uma webquest é constituída de sete seções
§  Introdução
§  Tarefa
§  Processo
§  Fontes de informação
§  Avaliação
§  Conclusão
§  Créditos
Bem, ainda estou aprendendo a utilizar esse recurso. Mas, estou disponibilizando o link da minha primeira Webquest, para que vcs vejam como produzir uma tarefa para seus alunos.
O site onde essa e outras WQ se encontram é um espaço que já deixa tudo prontinho só para montarmos nosso trabalho, muito prático para quem, como eu, ainda está engatinhando nessas novos tecnologias educacioanais...


LINK DA MINHA ATIVIDADE NA WEBQUEST BRASIL:


Nenhum comentário: