Artigo científico, como fazer e modelo

Fim de ano chegando...você está cheio de trabalhos na faculdade/universidade para concluir e entregar, então, lembra daquele artigo científico que foi solicitado lá no início do período para integrar a nota final!Bateu aquele receio sobre como fazer um artigo?Sem estresse!Leia as intruções abaixo, veja o modelo e faça seu artigo...

Esse é meu último post sobre dicas de trabalhos acadêmicos, onde vou falar sobre como construir um artigo científico.
Tenho algumas dicas que já utilizo há algum tempo e vou passar o que venho utilizando para elaborar este tipo de trabalho.
Confesso que não é o tipo de trabalho que mais gosto de fazer, exatamente por perceber que quando desenvolvemos um artigo científico na universidade/faculdade (enquanto acadêmicos, principalmente de Pedagogia), apenas reproduzimos uma idéia com o intuito de garantir uma nota e não com o verdadeiro propósito a que um artigo científico se propõe!Apenas fazemos uma transposição de idéias para cumprir a solicitação de determinado professor ou disciplina, o que não ocorre nas engenharias, por exemplo, onde o número de artigos publicados pelos alunos desde os primeiros períodos é infinitamente maior do que na nossa área (humanas e educação). Aí me questiono: Não temos, também, novas idéias? Onde estão as pesquisas dos acadêmicos da área de educação?
Mas, deixando as críticas ou questionamentos de lado, o fato é que em algum momento da sua vida acadêmica, seu professor vai pedir para você desenvolver um artigo científico...Então, vamos às noções básicas!

O propósito de um artigo científico é o de formar um problema, estudá-lo, adequar hipóteses, coletar dados, prover uma metodologia própria, e, concluir ou, eventualmente recomendar.


Observação: O artigo científico é intrisecamente TÉCNICO!!!Ou seja, CUIDADO COM A LINGUAGEM QUE VOCÊ IRÁ UTILIZAR NA ELABORAÇÃO!!!

ALGUMAS DICAS SOBRE A ESTRUTURA
Ela pode variar um pouco, mas essencialmente é composto da seguinte forma:

  • Elementos pré-textuais: (Título e subtítulo - se houver; nome do (s) autor (es); resumo na língua vernácula do texto e palavras-chave; resumo em uma língua estrangeira e palavras-chave).
  • Elementos textuais: Introdução, desenvolvimento (vale aqui as mesmas regras de outros trabalhos acadêmicos: espaçamento 1,5 para o texto e citações curtas; espaçamento 1,0 para citações longas e aquelas regrinhas básicas que certamente você já conhece; e a conclusão (exitem dois tipos enumerativa e disseratativa, mas na dúvida, faça a dissertativa. 
  • Elementos pós-textuais: Referências; Glossário; Apêndices (o que você produz, tipo, fotos que você tirou, questionários que você produziu etc.), e/ou Anexos (materiais de outra autoria que você colheu, tipo, artigos da internet, imagens, listas etc.).
Se mais conversas, vamos ao exemplo, pois, exemplo ensina mais que meras palavras, não é mesmo?Então, basta ir no link abaixo onde eu preparei um modelo básico para que você visualize o que acabei de falar!
Bom trabalho!Espero ter ajudado!


10 comentários:

Anônimo disse...

Cara amiga, sua ajuda foi muito util, obrigada, Professora Tatiana Bidinotto.

Giselma disse...

Gostaria de saber o que torna o meu tema cientifico.

Cineide Lopes disse...

Muito bom professora!!! obrigada pela ajuda...

Joia rara disse...

OI OBRIGADA PELAS DICAS, SERÃO MUITO ÚTEIS NO MEU TRABALHO. PROFESSORA Joilma

Joia rara disse...

Obrigada pelas dicas. Professora Joilma

Unknown disse...

Olá, estou iniciando o curso de pedagogia agora tenho 18 anos.. gostaria de alguns conselhos de professores já formados!
Andressa Amorim- Catalão Go

Unknown disse...

Olá me chamo Andressa tenho 18 anos.. estou iniciando o curso de pedagogia agora na Uniderp-Anhaguera... semipresencial.. gostaria de alguns conselhos de professores já formados!
Sou de Catalão Goiás

Unknown disse...

oiii tudo bem? tenho que fazer um paper sobre pedagogia e formação de professores e não tenho a menor ideia por onde começar.É meu primeiro trabalho e estou perdida.. se vc puder me dar umas dicas de livros ou sites confiaveis ficaria mtu grata...Suélen

Unknown disse...

Oi meu nome é Cleber estou cursando o primeiro ano de pedagogia na UNIGRAN e gostaria de saber alguns temas para se trabalhar em um artigo científico.

Unknown disse...

Oi meu nome é Cleber estou cursando o primeiro ano de pedagogia na UNIGRAN e gostaria de saber alguns temas para se trabalhar em um artigo científico.