Fichamento: como fazer e modelo



Como já falei aqui no blog, um dia fui estudante do curso de Pedagogia e, nos primeiros períodos, senti dificuldade na execução de algumas tarefas. Por isso, sei que as vezes realizar alguns trabalhos como fichamentos, resenhas, artigos etc., não é tão fácil, principalmente para os alunos que estão iniciando o curso, e não tiveram esse tipo de prática no Ensino Médio. Outro ponto é que normalmente não encontramos orientações muito precisas e modelos para orientar melhor nosso trabalho na internet e para piorar os nossos professores apenas solicitam o trabalho sem ter certeza que já dominamos as normas técnicas para executá-los (Estou contando alguma novidade?rsrsrsrs...Sabemos que não!).
Então, em postagens anteriores disponibilizei relatórios de estágio e de práticas pedagógicas. Agora, vou postar como fazer fichamentos (o bibliográfico e o de leitura), artigos, resenhas e esquemas (você poderá encontrar alguns modelos já disponibilizados aqui no blog), e os links para baixar modelos em PDF. 
Então, vamos começar o trabalho...



FICHAMENTO

Existem dois tipos de fichamento (algumas fontes classificam em três tipos, mas vou falar de dois):
1. Bibliográfico, ou descritivo, ou simples, ou de citações;
2. De leitura, ou de resumo, ou de conteúdo.

Então, a primeira coisa é saber qual o tipo de fichamento seu professor quer, para não correr o risco de você fazer um de citação, por exemplo, e ele cobrar seus comentários, porque queria um de resumo!


1. Fichamento Bibliográfico                                                                                  

O fichamento bibliográfico é o mais simples, onde selecionamos as frases que consideramos mais importantes no texto (e que tenham sentido) e destacamos na ficha ou folha de papel.

Cuidado 1: Você pode citar apenas pedaços de frases, mas deve ter cuidado para suas frases não perderem o sentido. ;-)
Exemplo:

Frase completa: "Aos poucos, ao adquirir mais experiência, cada pesquisador define que tipo de organização é mais adequada para o seu campo de pesquisa e para a sua forma de trabalho" (p.19).

Citação de parte da frase: "Aos poucos, [...], cada pesquisador define [...] organização [...] mais adequada [...] para a sua forma de trabalho" (p.19).

Isso é só um exemplo para que você tenha idéia do que estou falando, e nesse caso, as reticências dentro dos colchetes "[...]" fazem muita diferença, pois, destaca no seu trabalho que você selecionou partes de determinada citação.


Cuidado 2: Você deve colocar a citação conforme está no texto original, sem mudar uma vírgula sequer de posição, e ao final colocar sempre a página onde estava o texto original!


Cuidado 3: :Discuta com seu professor se ele prefere o trabalho em fichas ou no próprio A4. Alguns professores não fazem questão do uso da ficha, mas em todo caso, é bom checar antes de fazer alguma aquisição desnecessária. ;-)


Lembre-se sempre que esse tipo de fichamento é um recurso normalmente utilizado pelos professores para incentivar a leitura e para ter certeza que ela foi feita, pois, infelizmente muitos acadêmicos ainda não tem a devida consciência de como é imprescindível a prática da leitura nos cursos de formação de professores! Esse tipo de fichamento ajuda na pré-leitura; é uma primeira aproximação com o assunto investigado e sua utilização pode ser muito útil em pesquisas futuras! :-)


E por fim, como organizar um Fichamento Bibliográfico em A4: Veja meu exemplo no link:
http://www.scribd.com/doc/35892951/Modelo-de-fichamento-simples-Assunto-Didatica


2. Fichamento de Leitura                                                                                    




O fichamento de leitura é mais elaborado que o de citação, por exigir uma leitura mais crítica. 
Esse tipo de fichamento é organizado em duas partes:


>> Destacar algumas citações do autor (as mais relevantes);
>> Considerações pessoais onde você fará um resumo das idéias do autor (escrever o que compreendeu sobre o texto) levando em consideração as citações que você destacou. Seria uma explicação das citações que você colocou inicialmente com uma interpretação do texto, uma reconstrução, onde você pode expressar parcialmente uma opinião a respeito da idéia (para isso é bom que você possua mais leituras a respeito do tema).


Veja o modelo de um fichamento de leitura no link (uma folha a4 dividida em duas partes para ficar em tamanho de ficha): http://www.scribd.com/doc/35900777/Fichamento-de-Leitura-politicas-Publicas




118 comentários:

Jânio disse...

Suas dicas estão me ajudando bastante, está sendo fundamentais para a elaboração do meu fichamento.

Monise Gabriely disse...

muito bem explicado...vlw

suelen disse...

Obrigado pela as dicas me ajudou bastante!

denisepedagoga disse...

estou cursando o terceiro semestre de pedagogia, e estou me deparando com as complicações que estão começando a surgir, tivemos que ler um livro científico e fazer um resumo explicatico, te confesso que não foi muito fácil.
e ja estamos nos preparando para começar o tcc e fichamento, suas dicas e idéias me ajudaram muito. muito obrigado e bjosssss

mary disse...

Muito obrigada pela dica me ajudou bastante, esta bem explicado e facil de entender....

mary disse...

Muito obrigada pelas dicas, está facil de compreender...me ajudou bastante.

Celio Geraldo Almeida disse...

Obrigado pela ajuda, e o que posso fazer é orar à Deus para que ele te conserve a mente em prol dos necessitados.

Fazendo a Diferença. disse...

Olha,obrigado por voce ter se preocupado com esse esclarecimento... foi de GRANDE ajuda...

elisangela disse...

Suas dicas sao muito boas qria muito o seu e-mail, se possivel pois acabei d entrar na facul e estou com muitas dificuldades.
O meu é sousa.lanjinha@gmail.com{Elisangela}

elisangela disse...

gostei muito das dicas

Interessante disse...

Adorei as dicas de Fichamento. Seu Blog é muito interessant!!!

Interessante disse...

Adorei as dicas de fichamento. Seu blog é muito interesante!!!

alessandra disse...

Muito obrigada me ajudou muito, estou cursando o 3º período de Pedagogia e tenho que fazer um fichamento e não sabia como começar.

alessandra disse...

Muito obrigada! Me ajudou bastante.

ivany disse...

Valeu, gostei muito da forma de como explicou sobre fichamento, pois estava perdida sem conseguir encontrar a forma de fazê-lo.

Ivany

Pivot Brasil disse...

obriigada poor ajuudar os calouuros!! :)

Papel & Caneta Net disse...

Amei seu Blog..Blog Inteligente!
esse eu Sigo!!!!!

Games Completos e Rip disse...

Suzi Meire Morais
Muito obrigada, suas dicas me ajudaram e muito, vc não tem noção o quanto,estou no 3º ano de pedagogia. Continue esse trabalho maravilhoso passando o que sabe p/ a frente c/ clareza e simplicidade.

tarcisio Sales disse...

valeu a ajuda me ajudou muito as dicas; obrigadâo.

Dai Goettems disse...

caramba!! vc salvou o meu trabalho. dicas muito boas! Continue postando que com certeza muitos ainda vão precisar!

roberio soares disse...

roberio soares disse...uffá... valeu pelas dicas. você acaba de salvar um trabalho de um calouro... vou orar por você como retribuição pela ajuda. obr.

Prosa frente e versoS disse...

Dicas certeiras! Obrigada!

Unknown disse...

muito bom seu blog continue assim...

sport is life disse...

estou cursando o 1°semestre de comunicação social e me encontro em dificuldade em fazer fichamentos e estas dicas estão me esclarecendo alguns pontos ....

lucy disse...

nossa muito obrigado estava prescizando muito destas informações.

Samira Taiba disse...

foi muito bom ter encontrado esse blog.

Bob disse...

"principalmente para os alunos que estão iniciando o curso, e não tiveram esse tipo de prática no Ensino Médio"

Realmente. Só tive contato com fichamentos nas duas semanas que permaneci no técnico. Não só na minha, mas na grande maioria das escolas públicas não há essa preocupação de familiarizar o aluno com esse tipo de prática.

Enfim, obrigado pelo post.

Anderson Silva disse...

Adorei a explicação e, com toda certeza vai me ajudar bastante suas dicas. Um grande abraço e muito sucesso.

Anna Lucia disse...

Suas dicas me ajudaram bastante, agora vou me sai muito bem no meu fichamento

Walisson Gomes disse...

Muito bom mesmo! Porém deveria deixar pra download gratuito o material. =(

Walisson Gomes disse...

Muito bom, porém deveria deixar um link pra download gratuito do material. =(

Obrigado.

Danilozim disse...

Sou estudante do curso de Ciências Sociais e o que você postou a respeito de como fazer fichamentos serviu perfeitamente para mim que sou estudante calouro. Obrigado e Parabéns! :)

Henrique Gil disse...

Indico o livro Metodologia do Trabalho Científico, de Antônio Joaquim Severino
O download gratuito pode ser feito através do link abaixo
http://educaload.com/metodologia-trabalho-cientifico/

Maise Ester disse...

Amei seu blog, obrigada pelas dicas.

alaine sousa disse...

Gostaria que tivesse modelos de fichamento para maior esclarecimento

gisele disse...

ADOREI... EU JÁ ESTOU NO 7º SEMESTRE DE PEDAGOGIA E AINDA TENHO DUVIDAS SOBRE FICHAMENTO. VALEU MESMO!!!

Fabiola de Souza disse...

Sou estudantes do 6º semestre de enfermagem da Universidade do Estado da Bahia e estou construindo o anteprojeto para o TCC, tenho muitas dúvidas, mas uma delas consegui tirar agora com a sua simples, mas geniosa explicação...MUITO OBRIGADO.

Abraço fraterno,

Fabiola de Souza

Fabiola de Souza disse...

Nossa, que grande gentileza sua de usar uma ferramenta midiática para ajudar os que precisam (estudantes), muito obrigado, pela simples, mas geniosa explicação.

Fabiola de Souza
(6º sem. enfermagem - UNEB)

Unknown disse...

Passei por isso há anos atrás, gostaria de ter conhecido o seu site antes, teria me ajudado muito. O seu trabalho está fantástico e muito útil. Parabéns!

Me formei em pedagogia e possuo um blog com atividades para alfabetização. http://www.atividadeeduca.com

Unknown disse...

Olá!
Estou cursando o primeiro período de Direto. A profª de Métodos e Técnicas de Pesquisa nos cobrou um fichamento valendo ponto. Eu me encontrava confusa, não estava entendendo e suas dicas me ajudaram bastante!
Obrigada!

Unknown disse...

Olá Natália! Os recursos de como fazer fichamento me ajudaram muito. Grato

Claudio Faryas

Augusto Marques. disse...

Gostei muito das dicas.
Obrigado

blogregiavida disse...

Muito bom mesmo o blogger está mim ajudando bastante, são informações essenciais.

Unknown disse...

Nossa que maravilha, estava louca pois não sabia o quera um fichamento, com suas explicações se tornou muito fácil, obrigada.
Bjs

Unknown disse...

Ótimas dicas, adorei! Parabéns!
Kota kulinski

Bruna Leticia disse...

Valeu mesmo foi esclarecedor demaiiiiiiiiiiiiiiiiis.bju !! comecei a pouco o curso de pedagogia venho sempre aqui agora.

Bruna Leticia disse...

Adorei mesmo o poster foi de enorme ajuda.

Unknown disse...

Estou cursando o 1° período de pedagogia.E sua vontade de passar seus conhecimentos para outras pessoas me ajudou bastante. Obrigada e parabéns!

W.M_J.F disse...

valeu sua ajuda esta sendo fundamental p mim.
obrigada!!!

Unknown disse...

Adorei seu texto, foi de uma ajuda imensa!!! Estou aprendendo questões de concursos e ando pesquisando como fazer fichamento corretamente. No momento, comecei a usar um software livre da Alemanha, só que tá em português, Brainyoo se te interessar por curiosidade. Estou gostando do fato de ser tudo automatizado e gerar estatísticas no final de cada estudo. Já para a versão em papel, vou usar suas dicas! Obrigado!

Unknown disse...

Adorei seu texto, foi de uma ajuda imensa!!! Estou aprendendo questões de concursos e ando pesquisando como fazer fichamento corretamente. No momento, comecei a usar um software livre da Alemanha, só que tá em português, Brainyoo se te interessar por curiosidade. Estou gostando do fato de ser tudo automatizado e gerar estatísticas no final de cada estudo. Já para a versão em papel, vou usar suas dicas! Obrigado!

Unknown disse...

Obrigado, Nathália.
Você me ajudou bastante.
Pedro Brito

petunia disse...

Muito obrigada Nathália.
Sua disposição, simplicidade e forma de exposição de ensinar motiva e dignifica a profissão.
Sucesso sempre.

Unknown disse...

MUITO BOM MESMO, AJUDOU MUITO.

Unknown disse...

Obrigada!!! ajudou muito.

Graco disse...

Olá parabéns pela iniciativa em manter o blog.
Os links com os modelos não estão funcionando. Vc poderia nos encaminhar outro link?

Obrigado.

Unknown disse...

Obrigado pelas dicas. Sou 'calouro' de um outro curso superior, mas ainda não tenho tanto conhecimento para trabalhos acadêmicos e sua postagem me ajudou muito. Grato

Unknown disse...

Obrigada
Continue com esse blog
maravilhoso.
Que Deus te abençoe;;

Unknown disse...

Obrigada Nathália, o conteúdo e bem elucidativo,simples de entender e aprendi aqui o que não consegui aprender anteriormente na Universidade. Parabéns. Ameiiii!

Unknown disse...

Obg,Estou no primeiro período de pedagogia e estava me sentindo perdida mais você me ajudou bastante. :D

Breno Rafael disse...

Muitíssimo obrigado Naty, você salvou minha vida!Bjs!

Breno Rafael disse...

Muito obrigado Naty, você salvou minha vida! :***

Unknown disse...

olha,muito bem explícito,me ajudou e muito,na verdade diz todo o trabalho somente aprendendo com você neste blog,parabéns pela dedicação.

Unknown disse...

Excelente material,me ajudou muito.
PARABÉNS pela iniciativa.

lia disse...

Me ajudou bastante, está muito bem explicado e os modelos deixaram tudo ainda mais claro!

Unknown disse...

Obrigada pelas dicas me ajudou muito.Valeu!
Valquiria Cunha

Iara 1965 disse...

Compartilhar é a palavra do século, você mostra toda sua benevolência compartilhando o que sabe com quem você nem conhece,querendo somar educação. Muito Obrigada! Parabéns.

Zezinha Dias disse...

Dicas importantíssimas para nossos estudos.
nadirnobregahotmail.com

Zezinha Dias disse...

Obrigada pela grande ajuda.
nadirdancebol.com.br

eloinarocha78@gmail.com disse...

Foi ótimo o estimulo que obtive com o auxilio desta ferramenta poderosa! Obrigada!

Euds disse...

, salvou meu dia rs.. obrigadooo

Tata disse...

Nossa você explicou de forma maravilhosa.E conseguiu tirar todas as minhas duvidas.
Muito obrigada.;)

Ariane Azevedo disse...

Muito bom, Me ajudou muito! Obrigada :)

Roberuto Desu!! disse...

Post bem antigo, mas "salvando vidas" atualmente sem dever nada. MUITISSIMO OBRIGADO!!

Unknown disse...

ótimas informações essenciais para a formação do trabalho....

Larissinha123 disse...

Adorei a forma que explicou e demonstrou com exemplos. Excelente! Ajudou a mim e mais um amigo que estávamos perdidos em relação a isso.
Muito obrigada mesmo!

Larissinha123 disse...

Adorei a forma que explicou e demonstrou com exemplos. Ajudou a mim e mais um amigo que estávamos perdidos nessa questão.
Muito obrigada mesmo!

DENISE NEVES disse...

Muito obrigada, ajudou bastante, continue postando, pois você realmente conhece o
que passamos no inicio, os professores realmente acreditam que já sabemos fazer tudo.
Denise

Leonardo FM Gomes disse...

gostaria de orientações de como fazer um fichamento. Voçes podem me ajudar ??

Unknown disse...

Gostei muito da explicação.
Obrigada pela ajuda.

Vania disse...

Preciso fazer um livro de PNDL, montar, pegar uma unidade, como faço?

Unknown disse...

Muito obrigada, vai me ajudar muito.

Unknown disse...

Este blog é bom demais, parabéns. Seu blog tem página no face?

Unknown disse...

Este blog é bom demais, parabéns. Seu blog tem página no face?

Unknown disse...

Nao gostei tentei imprimir o modelo e nao consegui.

Unknown disse...

Muito obrigada! Gostei muito de como as definições foram colocadas, as quais me ajudaram bastante. Curso 2º período de Letras irei fazer um fichamento em grupo. Infelizmente é como você colocou, os professores passam determinadas atividades sem a preocupação de saber se sabemos executá-las ou não. Seu post foi de grande valia! Continue ajudando e esclarecendo as outras pessoas, isso engradece o seu trabalho! Mais uma vez agradeço!

Unknown disse...

Muito obrigada! Gostei muito de como as definições foram colocadas, as quais me ajudaram bastante. Curso 2º período de Letras irei fazer um fichamento em grupo. Infelizmente é como você colocou, os professores passam determinadas atividades sem a preocupação de saber se sabemos executá-las ou não. Seu post foi de grande valia! Continue ajudando e esclarecendo as outras pessoas, isso engradece o seu trabalho! Mais uma vez agradeço!

sinthia matos disse...

Parabéns! De bastante valia suas explicações e exemplos. Obrigada.

Unknown disse...

Ajudou muito e muito bem explicado. Tinha dificuldades em produzir esses tipos de tarefas, mas agora estou um pouco melhor.

Unknown disse...

Muito obrigada pelo carinho em nos ajudar. Que Deus te conserve assim. Estou no primeiro semestre do curso de Psicologia, com muitas dificuldades uma delas e para fazer os fichamentos
na verdade nunca nem ouvir falar, dai fui pesquisar antes e gracas a Deus encontrei você.
Me foi de grande ajuda.gostaria muito poder aprender mais comtigo.
Meu email edisilva10-@hotmail.com mandame o seu bjs.

Nina "Deus olhou para mim". disse...

PARABÉNS!!!
UM MILHÃO DE VEZES PARABÉNS, VC NÃO SABE O QUANTO ME AJUDOU COM AS SUAS DICAS, POIS EU NÃO SABIA COMO MONTAR O FICHAMENTO!
MAIS AGORA JÁ QUASE SEI TUDO.KKKK
PARABÉNSSSSSSSSSSSSS

Unknown disse...

Eu,Jorge Luiz Dias,
Olha, muito bom seu blog. Eu estava perdido sem saber como começar o trabalho e tive a felicidade de achar seus exemplares. Gostei mesmo. Nas minhas missas de domigo, vou lembrar sempre de voce, pedindo a Deus que ilumine sempre seus caminhos e que te abençoe sempre. Obrigado

Unknown disse...

Suas dicas sao muito boas qria muito minha ajuda, se possivel pois acabei d entrar na faculdade e estou com muitas dificuldades fazer fichamento.
O meu é liinyeluucas@gmail.com
obrigado,

Lene disse...

Ajudou muito,obrigada.

Tecnologo em Redes de Computadores disse...

boa noite Amiga achei muito bom seu blog me ajudou muito obrigado espero que continue assim sempre.
Att: Robson Veiga. Tecnologo em Rede de Computadores
cursando Pós Graduação em Engenharia de Sistemas Embarcados.

Alex disse...

Muito obrigado! Eu Havia esquecido a maneira de elaborar um fichamento. Agora lembrei!

Mirelly Mendes disse...

Nossa parabéns pelo blog,amei e esse post me ajudou muito,beijo!

Mirelly Mendes disse...

Nossa esse post me ajudou muito,amei o blog parabéns!

Unknown disse...

#Nathaliasalvanossasvidas

Unknown disse...

Muito boa explicação! Eu realmente não sabia como fazer
Me ajudou muito
Obrigada por dividir seus conhecimentos conosco

giovana viana disse...

nunca fiz um fichamento é a minha primeira vez,mais não sei como começa é isso me ajuda mais mesmo assim não é como esperava

Rogério Mello disse...

Muito bem digitado. Bastante simples, compreensível e de notável adaptação à práxis.
Bons trabalhos.
Um abraço.
Rogério Mello.

Unknown disse...

Olá NATHÁLIA!

Quero louvar a sua dedicação para que possamos atingir nossos objetivos. O nosso sucesso vai dar uma sensação de conquista, mas vamos sempre lembrar da sua inspiração criadora.
Parabéns!!

Edvaldo Barros
edvaldo.rh.2015.@gmail.com

Unknown disse...

Olá NATHÁLIA!

Quero louvar a sua dedicação para que possamos atingir os nossos objetivos. O nosso sucesso vai dar uma sensação de conquista, mas, vamos lembrar sempre da sua inspiração criadora.

Parabéns!!

Edvaldo Barros
Duque de Caxias-RJ

Unknown disse...

OBRIGADA POR VC EXISTIR! Q Deus derrame sobre vc todas as benção q Ele tem reservada no céu,!

Dani Lidugerio disse...

EXCELENTE POSTAGEM E MATERIAL. AJUDOU MUITO, EU TENHO DIFICULDADES EM FAZER FICHAMENTO. UMA PENA QUE O LINK DIRECIONA PARA OUTRA PÁGINA E NÃO PERMITE BAIXAR O EXEMPLO.

Unknown disse...

obrig02ada pelas dicas de fichamento, me ajudaram muito

Unknown disse...

Postagem simples e objetiva, foi muito útil para me ajudar a compôr meu primeiro fichamento, estando finalmente no primeiro período do meu tão sonhado curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, numa universidade Federal...
Obrigada pela ajuda!!!!

Unknown disse...

Obrigada por esse seu conteúdo gratuito, me ajudou muito na elaboração dos meus fichamentos na graduação!! Parabéns e continue assim, motivando mais alunos a superarem suas dificuldades!

Unknown disse...

Nathalia, obrigada pelo conteúdo!

Eu estava muito em dúvida sobre como fazer fichamento para a faculdade, e vc me ajudou muito. Eu achei um outro site onde baixei uma planilha, e estou usando ela para organizar minhas fichas. Veja o que você acha, e se achar pertinente libera pros seus visitantes: http://estudoacelerado.com.br/como-fazer-um-fichamento/

bjs

Unknown disse...

Olá meu nome é Marli estou no segundo semestre de pedagogia, estou tendo dificuldade de fazer um fichamento, com seus exemplos me deu uma boa abril mais minha mente ,obrigada !

Unknown disse...

Muito boa essa postagem. Me ajudou bastante. Era exatamente o que eu estava procurando. Obrigada.

Vanessa Andrade disse...

Muito obrigada, vai me ajudar muito!🙌

Unknown disse...

Eu agradeço de profundidade do meu coração este trabalho tão fantástico para a opinião pública. Sou estudante da Administração pública primeiro semestre. Me ajudou bastante na feitura dos meus fichamento. Porque quase todos os professores mandam pedir.

simony disse...

Muito obrigada!

Unknown disse...

Nossa...teve alguns comentários e pior, alunos de graduação 1º e 2º semestre.
como podemos ler "abril minha mente" sendo que não sabem o que é verbo... abril é mês e abriu é verbo...do verbo ABRIR... A educação brasileira está cada vez melhor do ponto de vista dos políticos.

Como posso procurar neste local uma orientação para algum trabalho acadêmico ?????

Valéria Fiuza disse...

Sinceramente, nem sei como te agradecer, estava simplesmente convencida de que não apresentaria o trabalho, pois hoje estou com 47 anos, voltei a estudar há pouco, e na minha época não existia fichamento, e tantas outras novidades.
Estou felicíssima por ter te encontrado. Está me salvando, muitíssimo obrigada!!!

Que Deus, a vida, tudo possa te recompensar. Gratidão eterna, com todo amor!!! <3

Céu Azul disse...

Muito bem amiga!!!!!!!!!!