Trabalhando com textos em sala de aula

Objetivo: Trabalhar a auto-crítica com alunos em vários níveis, levando-os a se perceberem como parte que influencia a sociedade com o que são.

Dinâmica: Antes de trabalhar esse texto, poderá ser aplicada a Dinâmica do Espelho. Que consiste em distribuir espelhos para os participantes e pedir que por um momento analisem sua imagem e se questionem sobre qual a imagem eles transmitem para a sociedade (amigos, família, escola etc.) – positiva ou negativa. Boas ações, comportamento etc. Após um momento de discussão, introduzir o seguinte texto.





O caso do Espelho

Era um homem que não sabia quase nada. Morava longe, numa casinha de sapé esquecida nos cafundós da mata. Um dia, precisando ir à cidade, passou em frente a uma loja e viu um espelho pendurado do lado de fora. O homem abriu a boca. Apertou os olhos. Depois gritou, com o espelho nas mãos: - Mas o que é que o retrato de meu pai está fazendo aqui?
- Isso é um espelho - explicou o dono da loja.
- Não sei se é espelho ou se não é, só sei que é o retrato do meu pai.
Os olhos do homem ficaram molhados.
- O senhor... conheceu meu pai? - perguntou ele ao comerciante.
O dono da loja sorriu. Explicou de novo. Aquilo era só um espelho comum, desses de vidro e moldura de madeira.
- É não! - respondeu o outro. - Isso é o retrato do meu pai. É ele sim! Olha o rosto dele. Olha a testa. E o cabelo? E o nariz? E aquele sorriso meio sem jeito?
O homem quis saber o preço. O comerciante sacudiu os ombros e vendeu o espelho, baratinho. Naquele dia, o homem que não sabia quase nada entrou em casa todo contente. Guardou, cuidadoso, o espelho embrulhado na gaveta da penteadeira. A mulher ficou só olhando.

No outro dia, esperou o marido sair para trabalhar e correu para o quarto. Abrindo a gaveta da penteadeira, desembrulhou o espelho, olhou e deu um passo atrás. Fez o sinal da cruz tapando a boca com as mãos. Em seguida, guardou o espelho na gaveta e saiu chorando.
- Ah, meu Deus! — gritava ela desnorteada. - É o retrato de outra mulher! Meu marido não gosta mais de mim! A outra é linda demais! Que olhos bonitos! Que cabeleira solta! Que pele macia! A diaba é mil vezes mais bonita e mais moça do que eu!
- Quando o homem voltou, no fim do dia, achou a casa toda desarrumada. A mulher, chorando sentada no chão, não tinha feito nem a comida.
- Que foi isso, mulher?
- Ah, seu traidor de uma figa! Quem é aquela jararaca lá no retrato?
- Que retrato? - perguntou o marido, surpreso.
- Aquele mesmo que você escondeu na gaveta da penteadeira!
O homem não estava entendendo nada.
- Mas aquilo é o retrato do meu pai!
Indignada, a mulher colocou as mãos no peito: - Cachorro sem-vergonha, miserável! Pensa que eu não sei a diferença entre um velho lazarento e uma jabiraca safada e horrorosa?
A discussão fervia feito água na chaleira.
- Velho lazarento coisa nenhuma! - gritou o homem, ofendido.

A mãe da moça morava perto, escutou a gritaria e veio ver o que estava acontecendo. Encontrou a filha chorando feito criança que se perdeu e não consegue mais voltar pra casa.
- Que é isso, menina?
- Aquele cafajeste arranjou outra!
- Ela ficou maluca - berrou o homem, de cara amarrada.
- Ontem eu vi ele escondendo um pacote na gaveta lá do quarto, mãe! Hoje, depois que ele saiu, fui ver o que era. Tá lá! É o retrato de outra mulher!
A boa senhora resolveu, ela mesma, verificar o tal retrato. Entrando no quarto, abriu a gaveta, desembrulhou o pacote e espiou. Arregalou os olhos. Olhou de novo. Soltou uma sonora gargalhada.
- Só se for o retrato da bisavó dele! A tal fulana é a coisa mais enrugada, feia, velha, cacarenta, murcha, arruinada, desengonçada, capenga, careca, caduca, torta e desdentada que eu já vi até hoje!
E completou, feliz, abraçando a filha: - Fica tranqüila. A bruaca do retrato já está com os dois pés na cova!

(Versão de conto popular de origem chinesa, por Ricardo Azevedo).



"O mundo é um grande espelho. Ele reflete de volta o que você é. Se você é carinhoso, se você é bondoso, se você é prestativo, o mundo se mostrará carinhoso, bondoso e prestativo para você. O mundo é o que você é".
Thomas Dreier

16 comentários:

Unknown disse...

Adorei o texto,além de uma ferramenta muito útil para o trabalho pedagógico,é muito criativo.Amei!!!

Parabéns!

Unknown disse...

Parabéns!!! O texto é muito criativo,além de ser muito válido para a abordagem pedagógica.

Professora Cidinha Paiva disse...

Estava procurando uma atividade que envolvesse espelho, logo achei a sua.
Maravilhoso texto para reflexão.
Surgiram várias ideias.
Obrigada pela luz!
Parabéns!

Unknown disse...

O texto está muito bom, parabéns!
O que você acha de postar outros parecidos?


Possuo um blog com atividades para alfabetização. http://www.atividadeeduca.com

Unknown disse...

Gostei muito do texto,interessante a forma que aborda o tema espelho.
Parabéns!

Unknown disse...

Gostei muito do testo, interessante como usou o tema "espelho".
Parabéns!

Unknown disse...

Gostei muito do testo, interessante como usou o tema "espelho".
Parabéns!

Zélia disse...

Acho este texto maravilhoso, e importante incentivo à reflexão.Que espelho queremos ser? Que imagem queremos que reflete aos outros? Pensemos...

Avassalador disse...

Texto magnífico...

Irene disse...

Adorei o texto...irei realizar esta atividade maravilhosa com meu alunos....Obrigada....
Parabéns!!!

Unknown disse...

Perfeito esse texto. Ele nos permite nos vê e saber como o outro também pode está nos vendo.

Edilene viana disse...

Muito bom! Parabéns!

PROFESSOR JUAREZ disse...

Sou professor Juarez Mestre em Educação na Paraíba. Parabéns pelo belíssimo texto reflexivo. Quando olhamos diante de um espelho observamos nossas qualidades, a final! Quem somos! Como posso mudar meu comportamento! Parabéns!

PROFESSOR JUAREZ disse...

Sou professor Juarez Mestre em Educação na Paraíba. Parabéns pelo belíssimo texto reflexivo. Quando olhamos diante de um espelho observamos nossas qualidades, a final! Quem somos! Como posso mudar meu comportamento!

PROFESSOR JUAREZ disse...

Sou professor Juarez Mestre em Educação na Paraíba. Parabéns pelo belíssimo texto reflexivo. Quando olhamos diante de um espelho observamos nossas qualidades, a final! Quem somos! Como posso mudar meu comportamento!

Edilene viana disse...

Sou professora de Língua portuguesa e seu texto é muito bom para trabalhar em forma de teatro. Parabéns!