Vou apresentar meu 1º seminário na faculdade/universidade, e agora?

Calma!Sem sustos!Todo mundo que chega ao curso superior, 
algum dia precisará apresentar um seminário 
como atividade avaliativa solicitada por um professor...
Algumas pessoas ficam muito nervosas com essa experiência, mas com preparação antecipada e treino, você poderá se sair muito bem...até porquê, até seu professor mais "carrasco" já teve sua 1ª vez com seminários e certamente ouviu observações sobre pontos que precisaria melhorar.
Como no curso de Pedagogia temos muita experiência (prática) com esse tipo de atividade -- e tenho alguns julgamentos em relação a isso, mas não é o caso expor agora -- pensei em pontuar algumas experiências que vivenciei nos meus anos de academia enquanto estudante.
E como sempre digo, espero que sirva para alguém... se ao menos uma pessoa for ajudada com essas observações já fico satisfeita!
  • Padronização na roupa da equipe que apresentará o seminário: se não for possível mandar confeccionar camisas com o tema do seu trabalho e o nome do seu curso, a sugestão é padronizar a cor...passa organização para o professor e mostra que você e sua equipe pensou nos detalhes.
  • Outro detalhe em relação ao que vestir, é não exagerar nos acessórios, cores fortes etc., pois é o conteúdo apresentado que deve chamar atenção e não o que você veste ou usa. Tenha cuidado com roupas curtas ou "barriguinha" aparecendo também. Isso acaba sendo uma preparação, pois, certamente, quando você estiver trabalhando em uma escola esses trajes não serão permitidos.
  • Prepare a sala onde ocorrerá o seminário antecipadamente, chegue cedo para ver todos os detalhes: prepare uma toalha para colocar na mesa central e um arranjo. Detalhe, o arranjo não deve atrapalhar a visualização. Toalha e mesa ficam melhores em tons neutros e que combinem!
  • Providencie copos com água ou pequenas garrafas de água mineral para os componentes que defenderão o trabalho;
  • Se por acaso você não possuir um passador de slids, providencie antecipadamente alguém que fará isso para você.
  • Os alunos podem apresentar sentados ou em pé (vai depender de como se sentirem melhor). Se por acaso ficarem de pé, atentem para não ficar de costas para a turma e para o avaliador, e ainda, não ficar na frente dos slids ou transparências;
  • Organize a equipe para que sente na ordem da apresentação;
  • Se for possível, organize a sala de uma forma que os retardatários não atrapalhem seu trabalho e concentração quando entrarem;
  • Verifique todo o equipamento antecipadamente (solicitação, arrumação e teste): data show ou retroprojetor, pincéis e apagador, caixa de som, microfone etc. para ter certeza que eles não falharão quando vocês for utilizá-los;
  • Tenha cuidado com frases erradas e clichês do tipo: "a minha parte fala sobre tal coisa"; "agora vou dar prosseguimento a minha parte no trabalho"; "muitas das vezes"; "para mim fazer" (incrivelmente eu presenciei muito isso)... Apenas dê continuidade ao assunto do colega. Se você for o primeiro da equipe apresentar, apresente todos os componentes da equipe. Mesmo que a turma inteira se conheça, pode ser o professor não saiba o nome de todos os alunos.
  • Você tem que saber todo o conteúdo do trabalho... Alguém pode faltar e não será interessante parte do trabalho não ser apresentado por que a "parte" faltou;
  • Não leve os textos que você pesquisou a apresentação: digite o que você vai falar (esboço). Organize de acordo com os tópicos que você organizou para apresentar no slid;
  • Sobre os slids: não carregue suas apresentações com grandes textos. Utilize tópicos, e, no seu controle pessoal (esboço) anote (ou digite) explicações e conteúdos maiores que direcionarão aquilo que você irá apresentar;
  • Evite apenas ler o que está escrito no slid: explane algo, sua idéia, por mais simples que seja!
  • Tente passar confiança, serenidade... Treine em casa, na frente do espelho!Isso ajuda muito!
  • Pode parecer engraçado, mas, olhe para a testa das pessoas e fale compassadamente...
  • E, se for possível, faça cópias digitadas e organizadas para que a turma e o avaliador possam acompanhar seus tópicos.
  • Não estude partes!Estude tudo!Toda equipe deve conhecer todo o conteúdodo do tema trabalhado.
  • E por fim, leia, releia, compreenda os textos pesquisados e faça um pequeno resumo do que leu. Esse resumo servirá para sua explanação. Outra dica é fazer esquemas. Aqui no blog, disponibilizo alguns esquemas que fiz para que você tenha uma idéia de como proceder. O esquema que você fizer pode fazer parte do seu slid e apresentação.
Bem, essas foram atitudes que eu, em equipe, tomei e, também, tive a oportunidade de  observar em outras equipes. Práticas como essas deram bons resultados enquanto acadêmica de Pedagogia. 
No mais, digo de forma positiva que os desafios estão só começando e depois que você "pega o ritmo"  tudo fica mais tranqüilo. Lembre-se: você está no início e está estudando para aprender!E se errar, é errando que se aprende!Não fique constrangido se na sua sala existirem pessoas que falem melhor, sejam desinibidas ou que tenham o dom da oratória! Alguns talvez já tenham mais prática em falar em público, mas isso não torna ninguém melhor ou pior, não é mesmo?

24 comentários:

Anônimo disse...

Oi. Gostei muito do seu Post. Vou apresentar um Seminário (o primeiro na Universidade) e estou com muito medo.
Eu sempre fui bom no Ensino Médio, espero que eu não tenha perdido o ritmo. Vou seguir suas dicas.
O problema é que meu Seminário é sobre Received Pronunciation, isso mesmo, é um assunto em Inglês. Mas com essas dicas vou conseguir.
Obrigado, Gilberto Batista.

Nathália disse...

Oi Gilberto!Obrigada pelo comentário!Postei umas dicas sobre realização de palestra que você também pode utilizar!Espero ter ajudado e desejo que você apresente um ótimo trabalho!

Unknown disse...

adorei as dicas,elas vão me ajudar muito na apresentasão do meu primeiro seminario, agradesso por ter pessoas que se enteresam em ajudar quem precisa de ajuda.

beijos!! amanda

CARMEM CEREJA disse...

Nathália, adorei as dicas.
Professores como você que estamos precisando.
Muito obrigada.

CARMEM CEREJA disse...

Nathália, adorei as dicas.
Muito obrigada, professores como você que estamos precisando.

Weberson disse...

Topado seu post,sou o mais "solto" do meu grupo e eles querem uma dicas para não fazerem feio na frente da turma, certamente saberei utilizar seus ensinamentos com sabedoria tanto para dar um help aos meus colegas e também melhorar minhas habilidades.
Valews!

Gleicy Kelly Araújo disse...

Oi Natalia tudo bem?
preciso da sua ajuda,vou apresentar um seminario,o meu primeiro seminario rs
na verdade será uma aula que o grupo tera que apresentarcomo se fosse para crianças mesmo ,e não tenho ideia como como posso fazer,como voce acha que posso fazer isso?
beijo

Gleicy Kelly Araújo disse...

Oi Natalia tudo bem?irei apresentar um seminario,meu primeiro seminario rs... na verdade tenho que dar uma aula como se fosse para crianças,e não tenho ideia como posso começar..tenho que tirar essa aula da apostila usada em aula chama-se Referencial vol.3 pode me ajudar? o que faço?rs
beijos

Unknown disse...

Gostei muito dessas dicas.Estou começando agora, e tudo é novo para mim. Suas palavras de incentivo me deu muito ânimo para seguir em frente. Obrigada!

Unknown disse...

Gostei muito dessas dicas.Estou iniciando o curso superior. Suas palavras de incentivo me deram mais ânimo para seguir em frente.Muito obrigada!

E.M.I.C.I.D.A disse...

Oi! Adorei seu post!! Estou no 5º semestre do curso de Administração de empresas e até hoje continuo nervosa nas apresentações. Acho que criei um bloqueio no inicio do curso, devido a um professor que tive.
No meu primeiro seminário fiquei muito nervosa e gaguejava muito e, as vezes, me dava um "branco" do assunto, e olha que estudei muito! Mas, o professor não "pegou leve". Disse, "que se eu quisesse ser uma administradora era melhor eu aprender a falar, pois, o mundo já tá cheio de gente medíocre". Poxa, medíocre!!!?? Quando terminei o seminário, sair da sala e cair no choro! Tomei pavor de seminários!!! Contudo, é preciso apresentar, aos poucos estou melhorando, porém, além do professor, têm colegas que riem das pessoas na hora da apresentação, isso é um horror, mesmo que não seja comigo me sinto super mal! Enfim, seu post foi muito bom... Tentarei seguir suas orientações. Obrigada!
Rosa.

Rosa disse...

Oi! Adorei seu post!! Estou no 5º semestre do curso de Administração de empresas e até hoje continuo nervosa nas apresentações. Acho que criei um bloqueio no inicio do curso, devido a um professor que tive.
No meu primeiro seminário fiquei muito nervosa e gaguejava muito e, as vezes, me dava um "branco" do assunto, e olha que estudei muito! Mas, o professor não "pegou leve". Disse, "que se eu quisesse ser uma administradora era melhor eu aprender a falar, pois, o mundo já tá cheio de gente medíocre". Poxa, medíocre!!!?? Quando terminei o seminário, sair da sala e cair no choro! Tomei pavor de seminários!!! Contudo, é preciso apresentar, aos poucos estou melhorando, porém, além do professor, têm colegas que riem das pessoas na hora da apresentação, isso é um horror, mesmo que não seja comigo me sinto super mal! Enfim, seu post foi muito bom... Tentarei seguir suas orientações. Obrigada!
Rosa.

Rosa disse...

Oi! Adorei seu post!! Estou no 5º semestre do curso de Administração de empresas e até hoje continuo nervosa nas apresentações. Acho que criei um bloqueio no inicio do curso, devido a um professor que tive.
No meu primeiro seminário fiquei muito nervosa e gaguejava muito e, as vezes, me dava um "branco" do assunto, e olha que estudei muito! Mas, o professor não "pegou leve". Disse, "que se eu quisesse ser uma administradora era melhor eu aprender a falar, pois, o mundo já tá cheio de gente medíocre". Poxa, medíocre!!!?? Quando terminei o seminário, sair da sala e cair no choro! Tomei pavor de seminários!!! Contudo, é preciso apresentar, aos poucos estou melhorando, porém, além do professor, têm colegas que riem das pessoas na hora da apresentação, isso é um horror, mesmo que não seja comigo me sinto super mal! Enfim, seu post foi muito bom... Tentarei seguir suas orientações. Obrigada!
Rosa.

Unknown disse...

eu gostei mt das dicas tenho certeza que vai mim ajudar mt

Unknown disse...

oi. eu gostei mt das dicas tenho certeza que vai mim ajudar

Unknown disse...

Muitíssimo obrigada! Estou no 2º semestre de Letras, hoje a noite apresentarei um seminário, e vou inicia-lo. O nervosismo está grande, mas gostei das dicas. A partir de hoje, em seminários, só olharei para as testas dos ouvintes. rs
Obrigada!

Unknown disse...

sou Antonia leal:
sou muito timida na hora de apresentar seminário,penso nos que se saem bem,falam bem se expressam maravilha ,imagino no que eles ficam comentando sobre a maneira q me expresso me ajude já pensei várias vezes dessistir da faculdade so po conta dessa minha timidez.

Valéria Almeida disse...

Amei as dicas vou apresentar um seminário no final do mês. Agora gostaria de saber uma coisa, sou estudante de pedagogia e falaremos sobre Karl Marx. Eu gostaria de ao término dar para os ouvintes uma lembrancinha um marcador de páginas com frases de Marx, cairia mal?

Unknown disse...

Adorei as dicas, muito bom! Vou ter este Blog como um grande exemplo de aula de Seminário. Obrigada!

Unknown disse...

Parabéns!Excelentes dicas.
Com certeza aprendi muito com sua ajuda.

Arlen disse...

Olá! Eu li seu post e achei super interessante e útil para nós acadêmicos que estamos iniciando na faculdade. Me chamo Dallas e estou cursando o 1º período de administração, e nos próximos dias terei de apresentar um seminário com o tema Técnicas de comunicação Inscrita, confesso que estou muito ansioso e nervoso, mas depois de pegar sua dicas me sinto mais confiante e preparado.

Obrigado!

Dallas

Arlen disse...

Olá! Eu li seu post e achei super interessante e útil para nós acadêmicos que estamos iniciando na faculdade. Me chamo Dallas e estou cursando o 1º período de administração, e nos próximos dias terei de apresentar um seminário com o tema Técnicas de comunicação Inscrita, confesso que estou muito ansioso e nervoso, mas depois de pegar sua dicas me sinto mais confiante e preparado.

Obrigado!

Dallas

Lucinha Mercês disse...

Achei muto interessante suas dicas,servirão para as minhas apresentações dos seminários que virão,estou no 4º semestre, e ainda fico receosa ao apresenta-los depois disso sinto-me mais confiante.
Li e achei formidavel a forma como voce o descreve.
Muito obrigado

Ana lúcia

Unknown disse...

Parabéns! Muito bom o post e as dicas! Eu nunca tinha parado para pensar na questão da roupa, e olha que é um detalhe importante! Obrigado por compartilhar tudo isso conosco! :)