Perigos e oportunidades do uso da informática e das tecnologias...


A utilização de tecnologias já é parte da realidade da grande maioria das pessoas, principalmente as que vivem nos grandes centros urbanos. Computadores, celulares altamente avançados e uma infinidade de recursos vêm com a possibilidade de estreitar cada vez mais os espaços e “facilitar” tarefas que, até algumas décadas atrás seriam extremamente complicadas e demoradas.


Um exemplo das oportunidades criadas com avanço das tecnologias foi a facilidade na comunicação e a velocidade com que as informações alcançam as pessoas incluídas nessas tecnologias. Notícias, sons, imagens, tudo chega mais rápido aos seus receptores; e por isso ouve-se constantemente que vivemos na era da informação.


Entretanto, assim como as facilidades no dia-a-dia foram possíveis com o avanço das tecnologias e da informática, muitas ameaças, também se tornaram mais evidentes  diante da utilização desses recursos.


Ben Schneiderman no livro Designing the User Interface, assinala alguns dos malefícios (ou ameaças, ou perigos) que o uso da informática trás consigo.


Ironicamente, umas das primeiras é a alienação ou contribuição para a solidão o que parece ser tão contraditório, porém, não é. Em uma época em que as pessoas não precisam sair de casa para se “relacionar” com os outros a informática se mostra, quando mal utilizada, um instrumento capaz de roubar as pessoas de um contato social aprofundado e real. Os relacionamentos  começam e terminam tão instantânea e superficialmente quanto uma mensagem no “MSN”.





Outros fatores que podem ser enumerados, e não menos importantes, são a exclusão digital, que ainda se configura como uma realidade cruel principalmente nas regiões mais pobres do país, impedindo o acesso de determinadas comunidades a esse desenvolvimento tecnológico e informacional; e ainda, um dos maiores problemas (na minha opinião), a invasão da privacidade.


Inúmeros são os vídeos que circulam na internet e que “abrem” as vidas de pessoas anônimas ou públicas. Na escola, na universidade, nas ruas, na “balada”, na igreja... Ninguém está livre de estar sendo filmado por um celular altamente avançado e ter sua vida exposta na rede e aberta a julgamentos de terceiros. Como foi, recentemente, o caso de uma estudante universitária que foi à aula com um micro vestido, humilhada e filmada, teve sua imagem vinculada em um site de vídeos, tornando-se alvo de críticas em todo país e até no mundo. (Fica apenas um questionamento diante desse caso, seria ela a única a fazer isso em um país onde, a maioria das mulheres está acostumada a usar pouca roupa?Ou toda essa polêmica só ocorreu por ter sido vinculada em um dos maiores sites de vídeos do mundo?).


Essas e outras questões nos levam a refletir que não é a informática e o uso das tecnologias que trazem prejuízo em si e sim o mau uso por pessoas mal intencionadas, que se utilizam desses recursos para realizar plágios, roubos, pedofilia e tantas outras mazelas, que certamente não foi o objetivo primeiro das pessoas que idealizaram essa corrida tecnológica.


Por meio das novas tecnologias houve um avanço significativo e jamais visto nos últimos anos no conhecimento humano. O homem nunca soube tanto e nunca divulgou seus conhecimentos e pensamentos com tanta facilidade para tantas pessoas.


Assim, entende-se que como tudo que circunda o universo humano, um instrumento pode servir para o bem ou para mal, dependendo das intenções de cada um... e, a informática e demais tecnologias não poderiam estar de fora dessa questão.

 




Nenhum comentário: