A responsabilidade do gestor na integração escola e família


Gente, estava assistindo hoje ao JH e achei super interessante a matéria sobre a parceria entre escola e família, pois, ontem,  já estava elaborando um post sobre isso para hoje, mas, na perspectiva da responsabilidade do gestor em promover essa parceria. Que coincidência interessante!Ao final do post estou disponibilizando algumas cartilhas em PDF que você poderá utilizar para desenvolver projetos de integração entre sua escola e as famílias dos seus alunos!Todos os recursos disponíveis são válidos para promover o desenvolvimentos dos pequeninos, não é mesmo?Então, vamos lá!



A escola existe para servir a sociedade, assim, a participação da família na vida escolar dos filhos é fundamental para o sucesso do projeto pedagógico.
É dever da escola prestar contar à sociedade e às famílias, tornando o PPP transparente, explicando tudo que é feito e como o processo de ensino-aprendizagem é conduzido.
A família deve estar incluída no processo educativo de suas crianças, como oportunidades para oferecer sugestões e ajuda na definição de metas, especialmente aquelas mais relacionadas com a convivência no ambiente da instituição e interação com a comunidade local, sendo o gestor o agente que pode facilitar essa aproximação entre a escola e a família, por meio de reuniões do Conselho, encontros com o grupo gestor, programações especiais feitas para alunos e família etc..
Na cartilha "Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos, são sugeridas atitudes que pode ser assumidas pelos pais para se tornarem parceiros da escola na aprendizagem de suas crianças...É uma ótima sugestão: imprimir a cartilha e distribuir em um encontro planejado e organizado para este fim!
Na cartilha, você encontrá dicas básicas e que, se atentar, são ações que já sabemos que são necessárias, bastando apenas compreender de forma a transformar posturas!
E não esqueça, dia 13 de novembro é o Dia Nacional da Família na Escola, um dia interessante para promover um encontro e distribuir a cartilha!Então, seguem os links para você baixar duas versões da cartilha e um plano de ação para desenvolver um projeto (é só clicar nas imagens):


















10 comentários:

Unknown disse...

Nathalia, muito obrigada pelos selinhos e pelo carinho!
Um ótimo fim de semana!!!
Beijos!!

Renatha disse...

Tem selinho no meu blog pra vc! =)

Lariça Betfuer disse...

Oie Naty é a Lari, vc esqueceu de deixar a sua frase da promoção, e eu coloquei os selinhos lindos que vc me deu obrigada.
Se puder divulgar a minha promoção no seu blog ficarei imensamente grata.
Bjokas

Viviane Patrice disse...

OI miga querida, vim aqui divulgar o sorteio que o blog do maridão tá promovendo, passa lá e se inscreva:
http://santhunder.blogspot.com
aguardamos sua inscrição. bjs

Pri disse...

oi parabens pelo blog, cada vez melhor..tem sorteio no meu blog ..venha participar..te espero beijos

Olímpia Bezerra disse...

Oi amiga, tem selinho de 200 mil visitas do meu blog esperando por você! Passa lá!
Bom final de semana e feriado!
Beijinhos!
Oímpia ♥

Unknown disse...

Passando pra dizer que esse Cantinho é Destaque no Eterno Aprendiz. O Selinho está na sala de oferecidos.
Beijos e uma ótima semana!!!

Unknown disse...

Nathália, voltei pra dizer que você foi um dos destaques no Eterno Aprendiz no mês de novembro. Enviei o selinho que ofereci pelo e-mail porque não consegui deixar recadinho, mas parece que você não recebeu. Ainda dá tempo de pegar se você quiser. Tá na sala de oferecidos ou no post. Uma ótima semana pra ti!!
Beijos!!!

ಌ Márcia ಌ disse...

Amei a postagem, esse assunto é muito bom e nos interesse muito, parabéns!Boas festas e que Deus de um ano novo repleto de muita paz e bençãos!! bjs
blogeducafeliz.blogspot.com

ಌ Márcia ಌ disse...

Oi amiga, parabéns pela postagem. Desejo Boas festas!!