Professores e blogs, uma oportunidade de crescimento constante




Os blogs, sem dúvida nenhuma, são uma valiosa arma em prol da educação!E esse recurso, nas mãos de professores que não se contentam apenas com a transmissão de conhecimentos prontos, ganha várias facetas e torna-se um grande instrumento de troca de informações!
Foi o que aconteceu comigo. Há um ano entrei nesse mundo desconhecido, mas encantador dos blogs!
Eu estava cursando uma disciplina chamada Tecnologias aplicadas à educação no meu último período do curso de Pedagogia, quando minha então turma foi desafiada pelo professor a criar  blogs e postar assuntos relacionados a uma área da Pedagogia que nos identificávamos!
No início tudo parecia tão difícil, tão complicado!Mas, aos poucos percebi a possibilidade que tinha em minhas mãos...havia descoberto um instrumento valioso para minha prática.
Os blogs são assim, espaços muito democráticos de troca de conhecimentos. São lugares livres, mas ao mesmo tempo (na grande maioria dos casos) espaços de pessoas responsáveis e comprometidas com o que disponibilizam na rede.
Postar exige um aprofundamento em um determinado conhecimento, ou área, para não sermos apenas "mais um blog na multidão". É preciso ser criativo!É preciso correr atrás!
Aos blogueiros iniciantes, confesso que não é tão fácil criar e manter um blog (principalmente se você não tem a disponibilidade de tempo necessária para tal, na frente de um computador), mas o comprometimento em "blogar" sobre algo, nos instiga a pesquisar, ser criativos, ou pelo menos tentar!E criatividade e pesquisa é a chave para um bom desenvolvimento de qualquer tarefa!
Então, vale muito à pena ser professora e blogueira!O blog pode ser um diário da vida profissional na escola; um caderno de atividades da sua turma, onde seus alunos terão acesso às tarefas disponibilizadas por você; um diário virtual de uma pós que você está cursando; um álbum (portfólio) de materiais confeccionados por você...
E assim, dividindo o que aprendemos, ou ensinamos, desenvolvemos nosso potencial e possibilitamos o desenvolvimento do potencial de outros!Isso é pura Pedagogia e me fascina!
E na continuidade do nosso fazer pedagógico vamos visitando outros cantinhos e sendo visitados, vamos aprendendo, trocando informações, dividindo experiências...isso é ser professor-blogueiro!E é muito bom fazer parte desse contexto! 





Nathália Ferreira

Nenhum comentário: