O que Pollyanna Menina nos ensina?




Há alguns anos atrás tive a oportunidade de ler Pollyanna Menina (e, também, Pollyanna Moça), história de uma garota, filha de um missionário pobre, que após ficar órfã, vai morar em outra cidade com uma tia rica, rígida e severa, à qual não conhecia. Pollyanna ensina às pessoas de sua relação na nova comunidade o jogo do contente, que havia aprendido com seu pai no dia em que esperava ganhar uma boneca e recebeu um par de muletinhas. Seu pai lhe explicou que não existia nada que não pudesse ter dentro qualquer coisa capaz de nos fazer contentes, e ela então ficou contente por não precisar das muletinhas. E depois desse dia, criou o jogo de procurar em tudo que há ou acontece, alguma coisa que a faça contente, e o ensina sempre que encontra alguém triste, aborrecido ou mal-humorado.

Este livro pode servir de várias maneiras e certamente é um belo treino para um novo ano cheio de desafios e certamente cheio não só de momentos bons, mas também de muitas lutas onde nossa paciência e perseverança serão colocadas à prova em muitos momentos. E ver algo positivo, uma chance de aprendizado e crescimento em uma adversidade é um grande desafio para nos tornar pessoas melhores, e a obra nos faz refletir sobre isso. E como diz Pollyanna: "Muitas vezes me acontece de brincar o jogo do contente sem pensar, a gente fica tão acostumada que brinca sem saber. Em tudo há sempre alguma coisa capaz de deixar a gente alegre; a questão é descobri-la." 

Então, vamos tentar brincar de “jogo do contente”, como a menina Pollyanna quando dificuldades surgirem nesse novo ano! Vamos aprender a dar novos significados a questões que naturalmente somos tendenciosos a murmurar, nos chatear, desistir...

Um novo ano de crescimento para todos nós!




História da Obra:





Pollyana (ISBN 8504006085 ), romance de Eleanor H. Porter, publicado em 1913 e considerado um clássico da literatura infanto-juvenil.


O livro fez tanto sucesso que a autora publicou em 1915 uma continuação, chamada Pollyana Moça. Mais onze Pollyanas se seguiram, muitas delas escritas por Elizabeth Borton ou Harriet Lummis Smith. A mais recente sequência de Pollyana foi publicada no meio dos anos 90, escrita por Colleen L. Reece.


Em 1920 foi lançado o primeiro filme baseado no livro, com Mary Pickford e dirigido por Paul Powell, um clássico do cinema mudo.


Em 1960 foi lançado o filme Pollyana, dirigido por David Swift e com Hayley Mills no papel-título e Jane Wyman no papel de tia Polly.





Fontes: http://www.golfinho.com.br/livros/liv222.asp    & http://pt.wikipedia.org/wiki/Pollyanna
 Onde baixar o livro em Word ou PDF: http://www.golfinho.com.br/download/default.asp
 

Nenhum comentário: