Resumo: Formação de gestores escolares: um campo de pesquisa a ser explorado.






ALONSO, Myrtes. Formação de gestores escolares: um campo de pesquisa a ser explorado.




1.1 Introdução


A compreensão de como se dá a gestão escolar em nossos dias necessita de uma prévia reflexão sobre qual a função social da escola na sociedade atual que é denominada como “sociedade do conhecimento” ou “sociedade da informação” exatamente pela propagação instantânea de informações que circulam devido ao desenvolvimento tecnológico. A Escola precisa perceber as transições sociais e tecnológicas, pois elas influenciam diretamente no objeto de trabalho escolar: a transmissão do conhecimento e sua constante renovação, onde é necessária uma adequação nas concepções de gestão para uma orientação em direção à uma renovação nas propostas pedagógicas que fujam de um modelo centralizador e burocrático. A modernização na escola não se resume apenas à introdução de recursos tecnológicos, e à aquisição e reprodução de informações, mas sim a uma avaliação efetiva de sua tarefa, considerando o professor como agente essencial nesse processo renovador.




1.2 As novas funções da escola e as mudanças necessárias na organização




A educação tem na atualidade como grande desafio, compreender a revolução que ocorre na área do conhecimento gerado pela revolução tecnológica, o que produziu um novo significado a vida social em geral. Nesse sentido, o conhecimento tornou-se dinâmico e inacabado, e a mera aquisição de informações tornou-se inútil. Hoje é necessário interagir com as informações fazendo parte do processo de construção do conhecimento, ao contrário do ainda é vivenciado nas escolas. Diante disso, o trabalho educacional deve orientar-se voltado para o desenvolvimento da autonomia dos alunos e na organização do conhecimento, a fim de resolver problemas e não no acúmulo do “saber”, considerando as próprias exigências sociais e do mercado de trabalho e respeitando uma visão ampliada e contemporânea de instituição escolar, que diz respeito à sua função social que perpassa a sala de aula.




1.3 Gestão escolar no contexto de sociedade pós-moderna




A escola é uma organização social direcionada para a formação, e por esse motivo, precisa estar em constante interação com o meio social a fim de rever sua estrutura como um organismo que forma pessoas, sendo que esse “rever” se dá a partir de uma análise de condições favoráveis ou desfavoráveis na gestão dos objetivos, que proporcionem um espaço de aprendizagem efetiva que transcende os limites da sala de aula e dá condições para que o conhecer, o fazer e o ser coexistam de forma completa em todo o processo de ensino-aprendizagem.




1.4 O que se espera dos gestores escolares




Espera-se que o gestor proponha novas formas de trabalho escolar que se aproximem da realidade, que seja preparado para encarar os desafios que surgem em relação à educação e à própria escola. Enumeram-se, ainda, várias características, tais como, uma postura ética e democrática, criatividade e que tenha um perfil tecnologicamente mais exigente na articulação do processo acadêmico (administrativo e pedagógico) possibilitando a comunicação da interna e externa em busca de uma gestão do conhecimento equilibrada e em consonância com as exigências da contemporaneidade.

Nenhum comentário: