Você conhece os métodos de ensino e sabe como e quando utilizá-los?



Quando ingressei no nível superior de ensino, me deparei com uma série de termos que os professores utilizavam, mas, nem sempre explicavam o que significavam e como deveriam ser executados. Só diziam: "quero um simpósio", ou "realizaremos um estudo de caso", ou "preparem um seminário para tal dia".
Assim, sempre recorria a um material que já tinha há muito tempo para decifrar alguns termos (métodos) e saber como utilizá-los da forma correta.
Então, a partir de hoje vou postar esse material sobre métodos de ensino-aprendizagem, quando usá-los e também apresentarei as vantagens e desvantagens de cada um (por ser um pouco antigo, não possuo mais as referências)...
Então, quando seu professor na universidade, ou você mesmo, desejar realizar um PAINEL PARLAMENTO, por exemplo, saiba 'como' e o 'que' fazer direitinho...

DISCUSSÃO EM PAINEL

É uma conversação diante de um auditório sobre um tópico  previamente selecionado; requer três ou mais participantes e um líder.



Utilizar este método quando...
  • ... quiser apresentar pontos de vista diferentes;
  • ... houver pessoas qualificadas para formar o painel;
  • ...o assunto principal for complexo para ser discutido pelo grupo todo;
  • ...desejar analisar vantagens e desvantagens na solução de um problema.

SIMPÓSIO

É uma série de palestras curtas realizadas por diversas pessoas. As palestras apresentam diferentes aspectos de um tópico.



Utilizar este método quando...
  • ... desejar apresentar diferentes aspectos de um tópico;
  • ... o grupo for grande;
  • ... o grupo necessitar de informação concisa;
  • ... bons oradores puderem ser aproveitados;
  • ... não for preciso a participação do auditório;
  • ... os assuntos principais já estiverem determinados.
Vantagens:
  • Pode ser usado com grupos grandes e pequenos;
  • Pode ser usado para apresentar muita informação em curto período de tempo;
  • Focaliza problemas;
  • A mudança de oradores desperta interesse e dinamiza na variedade de informações e na forma de apresentá-las;
  • Pode ser planejado completamente antes da hora (Opinião da Amiga da Pedagogia: Isto não é indicado em nenhum método educativo)
Limitações: 
  • Falta de espontaneidade e criatividade;
  • Falta de interação do grupo;
  • Enfatiza o assunto princiapal;
  • É formal;
  • Dependendo da personalidade dos oradores, poderá enfatizar excessivamente o conteúdo;
  • É difícil controlar o tempo;
  • O ponto de vista dos oradores pode limitar a visão dos participantes;
  • Requer cuidadoso planejamento para assegurar uma apresentação adequada.


PAINEL - PARLAMENTO





Utilizar este método quando...
  • ...desejar apresentar um assunto e sentir a reação do auditório;
  • ... desejar que um grupo participe de uma discussão;
  • ... desejar tratar de assuntos difíceis, antes de permitir a discussão pelo auditório;
  • ... tiver tempo suficiente;
  • ... desejat analisar as vantagens e desvantagens de uma solução para algum problema;
  • ... puder contar com a participação de pessoas qualificadas;
  • ... apresentar pontos de vista diferentes.
Vantagens:

  • Permite a participação de todo o grupo;
  • Oferece oportunidade para todos;
  • Permite que o público dialigue;
  • Canaliza a atenção;
  • Permite ventilar as opiniões dos que formam o painel;
  • Levanta problemas;
  • Apresenta pontos de vista diferentes.
Limitações:
  • Consome bastante tempo;
  • Requer um moderador habilidoso;
  • O assunto principal pode ser facilmente desviado;
  • O público poderá não ter habilidade para fazer perguntas acertadas;
  • Permite aos "mais faladores" tomar muito tempo da discussão aberta.


SIMPÓSIO - PARLAMENTO



Utilizar este método quando...
  • ...deseja-se prover interação do grupo depois do simpósio;
  • ...a combinação entre a apresentação do conteúdo e a reação da audiência for necessária;
  • ...os assuntos difíceis precisarem ser tratados, mas previamente estudados antes de discutidos pelo público;
  • ...for observado tempo suficiente para usar o método;
  • ... apresentar pontos de vista diferentes com o propósito de reação do grupo;
  • ... o grupo for grande;
  • ... o grupo necessitar de informação concisa.
Vantagens:

  • Aumenta o interesse do público pelos valores do simpósio;
  • Pode ser utilizado para transmitir muita informação em pouco tempo;
  • Focaliza problemas;
  • A mudança de oradores aumenta o interesse;
  • A reação do público estimula atenção proposital.
Limitações:  
  •  Depende de muito tempo;
  • A reação do grupo é mais demorada;
  • É difícil controlar o tempo;
  • O período de execução desse método pode possibilitar a fuga do assunto central.



Nenhum comentário: