Um esquema sobre AVALIAÇÃO





TRADICIONAL = EMPÍRICA
CONSTRUTIVISTA = INFORMATIVA


  • Correção de tarefas realizadas longe do professor
  • Dentro da situação da aprendizagem
  • Marcar o que o aluno errou para que o erro não fique expresso no produto final do trabalho
  • Durante a própria situação de produção

  • Levar os alunos a perceber incorreções
  •  Intervenção inadequada
  • Intervenção adequada
  • Correção imediata ao erro
  • Ajudar a transformar idéias

OBSERVAÇÕES:
1.    O professor está corrigindo por que tem que corrigir, ou se corrigindo está ensinando?
2.    É preciso que a correção seja informativa para o aluno e o instrumentalize para superar as dificuldades.
3.    Os objetivos da intervenção sobre o processo de aprendizagem são:
* Alertar o aluno para alguma inadequação da atividade que está sendo realizada;
* Reorientar a ação do aprendiz;
* Levantar questões que o ajudem a pensar sobre aspectos de que ele não tinha se dado conta.


Nenhum comentário: