Conhecendo o SuperLogo



       Sábado, 07 de novembro de 2009    

 
Há poucos dias tive o meu primeiro contato com o software SuperLogo...
Nessa minha caminhada insaciável por conhecer tecnologias educacionais me encantei com esse programa que pode ser desenvolvido no Ensino Fundamental (para desenhos a partir de conhecimento matemático) e o Ensino Médio (como ferramenta em Geometria, por exemplo).
Inicialmente parecia meio complicado “mexer” com essa linguagem de programação, mas como em todo Brasil, crianças de 6 e 7 anos, ou até menos, já têm utilizado o programa, eu não poderia me deixar abater.
Então, vamos inicialmente entender o que o SuperLogo...


O que é o SuperLogo?

O SuperLogo é um software que não possui objetivo delimitado, podendo ser utilizado em diferentes atividades, envolvendo diferentes disciplinas, em diferentes níveis de ensino e contribui imensamente para o desenvolvimento do raciocínio lógico e possibilita a aquisição de noções de programação.
O Logo é uma linguagem de programação e como tal serve para que possamos nos comunicar com o computador. Essa linguagem possui como todas, seus aspectos computacionais, e no caso do Logo, o aspecto da metodologia para explorar o processo de aprendizagem. O Logo é de ffácil assimilação, e proporciona a exploração de atividades espaciais que permitem um contato imediato com o computador.
Os conceitos espaciais são usados para comandar a tartaruga (cursor gráfico que tornou-se símbolo do Logo) que se movimenta em atividades gráficas. No processo de comandar a tartaruga esses conceitos devem ser explicitados, o que dá condições para o desenvolvimento de conceitos espaciais, numéricos, geométricos.

O Logo nasceu com base nas referências teóricas sobre a natureza da aprendizagem desenvolvidas por Piaget (reinterpretadas por Papert), e nas teorias computacionais, principalmente a da Inteligência Artificial.



Comandos principais do Logo

·         PARAFRENTE (PF)
·         PARATRÁS (PT)
·         PARADIREITA (PD)
·         PARAESQUERDA (PE)
·         USENADA (UN) = tartaruga se movimenta sem deixar traços.
·         USEBORRACHA (UB) = apagar traço na tela.
·         USELÁPIS (UL) = retorna a movimentar-se desenhando os traços.
·         DESAPAREÇATAT (DT) = tartaruga fica invisível.
·         APAREÇATAT (AT) = tartaruga volta a ser visível.
·         TAT = limpa a tela, recoloca a tartaruga no centro da tela.



Meu exemplo:




 

 



Onde saber mais sobre o Logo:

  • Tutorial: 



  • Link para baixar e conhecer mais sobre o SuperLogo : 






By









 


Nenhum comentário: