Técnicas de trabalho em grupo (Continuação): Técnicas certas para objetivos certos

Um dos fatores cruciais no sucesso referente à participação ativa dos alunos nas aulas, é o fato do professor saber organizar atividades que facilitem essa participação! Nesse ponto entram o uso adequado das técnicas de trabalho em grupo.
O professor é livre para criar técnicas de trabalho em grupo que são mais convenientes às condições existentes na sala de aula. Porém, existem técnicas de eficácia comprovada que convém ao professor conhecer e experimentar.
O importante é ter muito bem definido qual é o seu objetivo, pois cada técnica é útil para um determinado objetivo. No livro “Estratégias de Ensino-aprendizagem”, encontramos uma lista de técnicas adequadas aos objetivos educativos propostos. Estou disponibilizando a tabela para que você leia e possa utilizar as técnicas de acordo com o que você propôs em seu trabalho acadêmico, aula, palestra etc.. 


OBJETIVO EDUCATIVO
TÉCNICAS ADEQUADAS
Dar aos alunos numa classe numerosa oportunidade de participar, quer formulando perguntas, ou expressando opiniões e posições.
  • Phillips 66
  • Díade
  • Grupos de cochicho
  • Times de observação

Aprofundar a discussão de um tema ou problema, chegando a conclusões (consenso).
  • Grupos pequenos
  • Grupos de integração vertical/horizontal

Desenvolver capacidade de observação e crítica do desempenho grupal.
  • Grupos de verbalização e observação
Produzir grande quantidade de idéias em prazo curto, com alto grau de originalidade e desinibição.
  • Tempestade cerebral
Conseguir que todos os participantes expressem suas opiniões.
  • Pergunta circular
Estudar e analisar um tema por um pequeno grupo de especialistas ou pessoas interessadas, para ilustração dos demais.
  • Painel
Apresentar diversos aspectos de um mesmo tema, ou problema, para fornecer informação e esclarecer conceitos.
  • Simpósio
Mediar coletivamente sobre um tema importante, com ajuda de obras e pessoas para consulta, a fim de chegar a uma tomada de posição.
  • Reflexão ou círculo de estudos
Enfrentar pessoas com idéias opostas para que de sua confrontação surjam subsídios para orientar as opiniões do público presente.
  • Debate
  • Painel de oposição

Desenvolver a capacidade analítica e prepara-se para saber enfrentar situações complexas, mediante o estudo coletivo de situações reais ou fictícias.
  • Estudo de casos
Desenvolver a empatia ou capacidade de desempenhar os papéis de outros e de analisar situações de conflito.
  • Dramatização (sociodrama, psicodrama)
Investigar diversos aspectos de um problema e colocar os resultados em comum.
  • Seminário
Desenvolver a capacidade de estudar um problema em equipe, de forma sistemática
  • Estudo orientado em equipes
Debilitar o dogmatismo e aumentar a flexibilidade mental mediante o reconhecimento da diversidade de interpretações sobre um mesmo assunto.
  • Diálogos sucessivos
Aprender a trabalhar em equipe na solução de problemas.
  • Método de projetos
Aprender fazendo e resolvendo problemas com a intervenção de recursos humanos competentes e o benefício da discussão grupal.
  • Oficina ou Laboratório (“Workshop”)

Bem, já apresentei em um post anterior dicas de como desenvolver um Painel Integrado, e aos poucos, vou postar algumas dessas técnicas citadas na tabela acima. Então, aguardem, que em breve falaremos sobre novas técnicas de trabalho em grupo!


Nenhum comentário: