Dicas para realização de uma palestra


Olá amigos!Estava buscando algumas dicas sobre como desenvolver uma palestra e encontrei essas dicas do professor e conferencista Marcos Meier...Vale a pena conferir e colocar em prática, seja em uma palestra ou em uma simples apresentação de trabalho acadêmico.

·    Nunca leia para a platéia, fale do que você sabe.  Se precisar ler, deverá ser apenas uma citação breve.

·    Não fique estático. Ande, movimente-se com naturalidade. Olhe nos olhos de quem está assistindo.

·    Não "despeje" conhecimento, fale num ritmo natural, como se você estivesse conversando com alguém.

·    Sorria de vez em quando. Não fique sério demais. Não ria demais. Jamais exponha alguém do público com piadinhas.

·    Nunca peça desculpas pelo nervosismo, isto todos já perceberam, e este tipo de comportamento dá a má impressão de que se está comprando a platéia para que lhe sejam condescendentes. É a tal da “chantagem emocional”.

·    Não entulhe os slides do PowerPoint com informações exaustivas. Nada de textos ou frases longas.

·    Nunca use letras pequenas nos slides. Todos deverão ler com facilidade, mesmo as pessoas do fundo da sala. Use no mínimo letra tamanho 28. Use uma fonte padrão, nada de letras bonitinhas, mas difíceis de serem lidas.

·    Não fale para o quadro-negro nem para a tela de projeção. Quem ouve é a platéia. Olhe para as pessoas.

·    Se usar o vídeo, faça-o com moderação. Preferencialmente tire o som e fale você mesmo. Não torre o tempo da palestra com eles. Vídeos devem ser curtos (alguns minutinhos). O Show deve vir de sua fala e não dos diretores de cinema.

·    Caso o som do vídeo seja necessário, retome em poucas palavras o que foi dito.


·    Não fale alto demais nem baixo demais. Regule o volume de acordo com o tamanho da sala e o número de pessoas presentes. Nunca dispense o microfone. O som amplificado é para que as pessoas da platéia não precisem se esforçar para ouvir.

·    Ao entregar algum material para o público, veja se isto não vai atrapalhar a atenção ao invés de enriquecer a compreensão. Às vezes é melhor que o material seja distribuído ao final da palestra. Se for imprescindível para acompanhar sua fala, é melhor que seja no início e não durante.

·    Não seja "humilde demais" nem muito "dono da situação". As duas posturas causam inquietação na platéia.

·    Não se intimide. Se precisar usar de autoridade, use. Faça-o, porém, com sabedoria. Grupos de ouvintes batendo papo durante a palestra incomodam os outros que querem ouvir. Você é o responsável para que eles parem de incomodar. Aproximar-se do grupo muitas vezes já é suficiente para que pare, não precisa chamar a atenção publicamente. Uma tática é dizer: “converse com seu colega ao lado um minuto sobre o que estamos falando e depois volte a prestar atenção na minha fala para não incomodar seu colega. Se alguém não parar, você que está ao lado dê uma cutucadinha.”

·    Não enrole com dinâmicas de grupo usadas só para “matar tempo”. Se a dinâmica não estiver contextualizada, nem ligada aos conceitos teóricos que você vai desenvolver na palestra, nem indispensável para a compreensão da teoria, não a faça. “Pega mal” um palestrante ficar enrolando com dinâmicas ao invés de demonstrar conteúdo. Se lhe falta conteúdo, prepare-se melhor.

Professor Marcos Meier


4 comentários:

Hélen Rezende disse...

Valeu pelas dicas!!!

Josandra Rupf disse...

ADOREI A SUA PROPOSTA........

jazonadm@gmail.com disse...

Minha nobre;

Estou usando nobre na essencia da palavra, pois ser professor é poder entalhar o rumo do mundo, sou professor univiersitário, mas tenho o maior orgulho do mundo de ter tido o prazer em trabalhar apenas 26 anos da minha vida com crianças, hoje sou formado em administração, mas nao esquecerei jamais os anos dourados do magisterio. Ainda pretendo e vou cursar pedagogia.

Se acher que deve sinta-se convidada a visitar o meu site.

www.jazonpereira.com.br


Ah! Ja ia me esquecendo da razao a qual estou aqui, é para agradecer pelas dicas maravilhosas muito obrigado mesmo.

Olinda disse...

Parabenizo pelo excelente trabalho