Violência doméstica contra crianças e adolescentes: Qual a responsabilidade da escola?

A escola, como um dos maiores espaços de convívio das crianças e adolescentes, tem papel incontestável na identificação e comunicação de maus tratos aos órgãos competentes.
Entretanto, muitas vezes, o professor não sabe o caminho! Não sabe que, ao observar que seu aluno é vítima de maus-tratos, ele precisa procurar a direção da escola para que esta se direcione ao conselho tutelar mais próximo, para buscar auxilio!
Ao gestor, então, cabe a responsabilidade de capacitar seus professores, informando-os sobre suas responsabilidades em aproximar-se de seus alunos, observar e conhecer a relação de suas crianças com os familiares, já que é na família que o maior número de violência contra crianças é registrado.
Infelizmente, o número de casos de violência contra crianças no Brasil é muito grande para se que permita  que educadores fiquem a margem desse problema!

Encontrei esse material que é bem interessante, do ano de 2007. É uma revistinha que pode ser trabalhada pelo gestor da escola na conscientização dos professores sobre violência contra crianças e adolescente, e a postura ideal da escola diante desse problema.



Baixe todas as páginas da revistinha no link: http://www.4shared.com/file/arD6pUDE/Quadrinhos_Violncia_contra_cri.html

Nenhum comentário: