Já ouviu falar em CONAE e suas implicações para a educação no Brasil a partir de 2011?


Terminou ontem, dia 01 de abril, a Conferência Nacional de Educação – CONAE, que teve início no dia 28 de março em Brasília. Um momento aberto pelo Poder Público para a definição de diretrizes e estratégias para p Plano Nacional de Educação para os próximos dez anos (2011 a 2020).
Essa conferência foi organizada para tematizar a educação escolar, da Educação Infantil à Pós Graduação, e, desde 2009, escolas, municípios, estados e o Distrito Federal realizam debates entre estudantes, pais, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e sociedade civil de um modo geral, para traçar uma nova direção para a educação brasileira. Sendo que a grande conferência culminou na disputa pela construção de um projeto de nação que tem na educação o seu eixo central.
O Tema da CONAE, definido por sua Comissão Organizadora Nacional, foi: Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação.
A Comissão Organizadora Nacional foi integrada por 3.000 representantes das secretarias do Ministério da Educação, da Câmara e do Senado, do Conselho Nacional de Educação, das entidades dos dirigentes estaduais, municipais e federais da educação e de todas as entidades que atuam direta ou indiretamente na área da educação, delegados de todo o Brasil que foram escolhidos como representantes dos diversos grupos que debateram em 2009.

Alguns assuntos tratados:

  • Proposta de criação de um sistema para a educação a fim de superar a fragmentação dos sistemas educacionais... (no meu entendimento superficial, seria mais ou menos a criação de um 'SUS' educacional;
  • Críticas ao sistema brasileiro de avaliação ao ensino, ENEM e 'rankings' de escolas. Na opinião do professor da UNICAMP, Luiz Freias, listas e avaliações acabam "apontando um canhão para a escola";
  • Discussão do novo PNE (Plano Nacional de Educação);
  • Ainda há mais de 4 milhões de crianças brasileiras fora da escola;
  • EJA, e muitos outros temas...
Agora, cabe a nós educadores entender um pouco mais sobre políticas educacionais e o que está por trás de todo o interesse do poder público sobre a educação, e tentar fazer a nossa parte da forma mais consciente e crítica possível em prol da educação no Brasil. E que venham as mudanças!


Entenda mais sobre a CONAE: http://conae.mec.gov.br



Nenhum comentário: