O papel do gestor no Conselho de Classe


O conselho de classe é também uma instância colegiada em que atuam os professores dos diversos componentes curriculares, juntamente com a equipe técnica da instituição educativa: coordenadores pedagógicos, supervisores educacionais, orientadores educacionais, entre outros. Difere de outras instâncias colegiadas por três características básicas:
a) procura garantir a participação direta de todos os professores que atuam na série/turma que será analisada;
b) busca a organização de forma disciplinar, estabelecendo uma “rede de relações” (DARLEN, 2004), isto é, o professor participa de vários conselhos;
c) tem a avaliação como foco para promover a discussão do processo didático no âmbito de suas dimensões: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. Com essas características, o conselho de classe é também um espaço interdisciplinar, uma vez que aglutina professores de diversos componentes curriculares, assumindo o caráter deliberativo quando se refere ao processo didático.
A finalidade da reunião do Conselho de Classe, após analisar as informações e dados apresentados, é a de intervir em tempo hábil no processo ensino e aprendizagem, oportunizando ao aluno formas diferenciadas de apropriar-se os conteúdos curriculares estabelecidos. Sendo de responsabilidade da equipe pedagógica organizar as informações e dados coletados a serem analisados no Conselho de Classe.



  
Tarefas do Gestor no Conselho de Classe

  • Fazer as convocações para as reuniões ordinárias ou extraordinárias;
  • Indicar membro do Conselho para secretariar as reuniões; 
  • Focar as reuniões na análise das condições institucionais que interferem na aprendizagem; 
  • Mediar e conduzir a reunião de Conselho de Classe, de forma democrática, dando encaminhamento às decisões tomadas coletivamente e usando sempre o bom senso para resolver situações de conflito, que possam.

2 comentários:

Lourdes disse...

Muito interessante seu blog, Nathália!Como 2011 é meu primeiro ano na gestão de uma escola, tenho lido bastante a respeito.Aqui achei textos bem proveitosos!
Obrigada pela visita.

Lourdes disse...

Muito interssante seu blog, Nathália!Esse é meu primeiro ano na gestão de uma escola.Aqui encontrei textos valiosos para minha prática.Obrigada pela visita!!!