Os alunos e suas máscaras...





Alguns, possivelmente, podem até julgar esse texto como ofensivo ou discriminatório... Mas na realidade, sabemos que todos, e inclusive nossos alunos, tem seu temperamento, caráter e conseqüentemente comportamentos diferenciados em sala de aula. Então, não custa nada dar uma “lidinha” no texto da Gilda Luck e ver se encontramos alguns de nossos alunos nas descrições abaixo. Sempre lembrando aos professores que nosso objetivo em conhecer o aluno não deve ser para discriminar, e sim para motivar ou influenciar positivamente nas mudanças necessárias...






I A MÁSCARA DO COMPETENTE
“Todo mundo sabe isso”, “Eu sei, eu sei, eu sei”. Essa pessoa sabe convencer e impressionar. Sua lógica é imperdoável. Ela é boa com pessoas, números e resolve, no papo, problemas e conflitos (sempre de terceiros).
II A MÁSCARA “PEDE AJUDA”
"Eu não sei", "Eu não consigo fazer nada". Mobiliza todos em benefício próprio. Tem sempre alguém ao seu lado procurando ajudá-lo, fazendo seu trabalho e assumindo sua responsabilidade. Nunca fracassa, pois não assume riscos.


III A MÁSCARA DO INVISÍVEL
 "Eu queria me esconder em minha concha", "Eu queria ser como a tartaruga". Identificável pêlos olhos esbugalhados, atentos e medrosos. Não participa das aulas. Senta no fundo da sala e mistura-se aos outros alunos. Professores e supervisores nunca o conhecem realmente.
IV A MÁSCARA DO PALHAÇO
"Há! Há! Há! È brincadeira!", Ah! Essa foi boa!”“. Tudo é engraçado para ele, tira todos os professores do sério. Esconde duas deficiências com brincadeiras. Essa máscara garante uma ajudinha dos colegas nas provas.

V A MÁSCARA DA VÍTIMA
"Não  é justo",  "Eu? For que eu?". Sua "missão" é defender os perseguidos e oprimidos da classe (incluindo a si próprio). Tem um argumento pronto para tudo e para todos. Com isso, irrita a turma, até quem ele defende.
VI A MÁSCARA DO "NÃO ESTOU NEM AÍ”
“Eu não me importo!". " E daí? Não faz mal!". Máscara que torna a pessoa vulnerável. E difícil motivar alguém assim, pois o sucesso ou fracasso são recebidos por ela da mesma maneira.

VII A MÁSCARA DO CHATEADO
"Ah, isso é palha!", Isso é baboseira". Sua arrogância frustra professores, chefes e colegas. Eles se culpam pela falha de progresso e envolvimento dos "chateados" nas atividades acadêmicas e da vida. Isso pode contagiar o ambiente provocando desagrado e insatisfação gerais.

VIII A MÁSCARA DO ATIVO
"Vamos?", "Depois, depois, não tenho tempo agora". Sempre em movimento, essa pessoa usa a rapidez como uma forma de impedir o acesso à sua intimidade. A constante atividade mostra que está ocupado e justifica seu fraco desempenho.


IX A MÁSCARA DO ESCANDALOSO
"Eu tô fora!”, "Nada a ver comigo". Cabelos pintados, botas incrementadas, extravagantes óculos. Através de atitudes e roupas escandalosas essa pessoa encobre suas deficiências e fraquezas. Muitos são artistas talentosos.

X A MÁSCARA DO "CORTA-BARATO"
"Não vai dar certo!", "Viu como eu tinha razão!". Nada agrada essa pessoa. Não tem prazer com pequenas coisas e pequenos sucessos. Acha-se superior a todos os outros pobres mortais.

XI A MÁSCARA DO FORTE, BOM, MAS SILENCIOSO
"Eu sou o bom", "Ninguém é perfeito, mas acho que estou perto". É o tipo de pessoa que se apresenta sempre saudável e acredita no poder do esporte. Desenvolve a auto-estima através dele e silenciosamente constrói um suporte para o próprio desenvolvimento.

XII A MÁSCARA DA PERFEIÇÃO  

"Se eles não reconhecem o meu talento o azar é deles", "Está tudo caminhando a meu favor". Proclamam em alto e bom som todas as suas enormes qualidades. Não tolera erros, nem seus nem dos outros. Sua aparência é de alguém feliz e realizado. Faz as pessoas ao seu redor se sentirem miseráveis.

XIII A MÁSCARA DO DOENTE
 "Ai, que dor de cabeça!", "Ai, meu estômago!". Para receber mais atenção e fugir do trabalho, essa pessoa apresenta-se constantemente doente. Sente prazer em apregoar sua doença ou estresse. Confunde todos à sua volta, que ficam sem saber onde começa a verdade e termina a mentira.

XIV A MÁSCARA DO ESPÍRITO DE SEDUÇÃO
"Matemática é coisa de homem", "escrever e desenhar é para mulheres". Pessoa que se esconde atrás da feminilidade ou masculinidade. Faz só aquilo que lhe agrada e deixa o trabalho no qual tem medo de fracassar para o sexo oposto.
XV A MÁSCARA DO "SER MAU"
"Não mexa comigo, você vai se arrepender!", "Não, porque não quer!". Essa pessoa sente-se sem poder fora do contexto escolar. Descarrega suas frustrações e raiva em seus professores. Seus colegas adoram tal conduta e lhe dão a maior força.

XVI A MÁSCARA DA LEI DE GÉRSON
"Eu convenço a professora com qualquer desculpa", "Eu tenho personalidade". O negócio é levar vantagem, certo? Sempre tem uma desculpa pronta para suas falhas e preguiças. Quando há o sucesso é graças a ele. Quando há o fracasso a culpa é do outro.

Nenhum comentário: