Síntese: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

  • ALECRIM, Emerson. O que é Tecnologia da Informação (TI). 2004. Disponível em: http://www.infowester.com/col150804.php
  • BERTGES, Luiz Antônio. A tecnologia da informação. 1999. Disponível em: bertges@powerline.com.br
  • CARMO, Romeu Mendes do. Gestão da Tecnologia da Informação. Disponível em: www.guiarh.com.br/p62.htm



A informação sempre fez parte da história da humanidade, porém, nas últimas décadas do século XX e início do século XXI percebeu-se uma aceleração na programação de informações, principalmente devido ao crescimento da rede de computadores. As máquinas deixaram de simplesmente automatizar tarefas e passaram a lidar com Informação, devido a isto, ocorreu essa evolução nas telecomunicações, permitindo que as informações fossem processadas e disseminadas entre lugares muito distantes geograficamente e de forma instantânea.
A velocidade com que as informações chegam até nós e se perdem é intensa e isso abriu portas para novos mercados, mas ao mesmo tempo se tornou mais um meio de exclusão, pois conhecer é poder e não conhecer é estar à margem da sociedade.
A inovação é o instrumento específico dos empreendedores; é o processo pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente. É a maior ferramenta da contemporâneidade, mas é o resultado de como ela se processa dentro do mundo dos negócios é que dará a ela poder ou não.
Cada vez mais a tecnologia está se tornando “senhora” dentro do ambiente empresarial, tornando essa estrutura co-dependente desse novo perfil de comunicação na apresentação de produtos e serviços, atribuindo valores e transformando a execução de tarefas bem como a natureza delas.
Para a grande maioria de usuários existe ainda a necessidade de automatizar áreas problemas. Mas, o que quer dizer isso? De acordo com a Lei Básica da Cibernética: “Lei da variedade de requisitos”, quanto mais opções, maior o poder dos elementos do mesmo sistema; trazendo esse conceito para o contexto tratado aqui, quanto mais informações um indivíduo carregar, mais ele estará em uma posição de controle (poder) dentro do sistema, pelo fato de perceber mais e ter mais possibilidade de intervir.
Assim, é preponderante saber utilizar de forma inteligente a tecnologia da informação para estar em uma posição diferenciada. Para isso é necessária a identificação das necessidades de informação e das aplicações a serem informatizadas.

Glitter Words
 

Nenhum comentário: