Ensino Religioso na Educação Infantil




Uma amiga me enviou um e-mail questionando sobre como  se processa o Ensino Religioso na Educação Infantil sem ser tendenciosa, ou seja, proselitista.

Como meu foco de pesquisa não é direcionado para a Educação Infantil, mas para as Séires Iniciais do Ensino Fundamental e o PCN do Ensino Religioso é um só, sugiro que o educador esteja atento ao PCN da Educação Infantil coordenando com o do Ensino Religioso.

Só recapitulando alguns pontos importantes:
1. Em um primeiro momento é necessário realizar uma avaliação inicial (pode ser em uma roda de conversa, dependendo da faixa etária ou em um pequeno questionário com a família) sobre qual a experiência religiosa da família e da criança. Isto é muito importante!
2. Não podemos esquecer que o foco do trabalho no ER hoje é o fenômeno religioso, ou seja, o conhecimento das mais variadas manifestações religiosas em todas as épocas e culturas, onde o homem expressa em relação à sua percepção sobre a vida e sobre o Transcedente, Deus;
3. Estão vedadas quaisquer formas de influência do professor em relação à doutrina de uma determinada denominação (isso é proselitismo e é proibido na escola pública);
  4. Os blocos de conteúdos que originarão os temas para a organização de conhecimentos religiosos são:
  • Culturas e Religiões;
  • Escrituras Sagradas;
  • Teologias;
  • Ritos;
  • Ethos.
Os temas devem estar contidos nesses blocos de conteúdos considerando faixa etária e nível de desenvolvimento dos alunos.
Precisamos lembrar, ainda, que a ênfase na avaliação da Educação Infantil ,e também no ER, é na processual. Os professores poderão utilizar um diário individual do processo de desenvovimento dos alunos, e trabalhar com eles a construção de um portfólio de aprendizagem resgatando tudo o trabalho realizado na disciplina, sempre de forma lúdica.
Bem, no mais, indico algumas leituras que podem esclarecer muito mais sobre essas e outras dúvidas!
Seguem os links:

PCN Educação Infantil
O desafio do Ensino Religioso na Educação Infantil: uma refleção (GPER)


Postado por: "Amiga da Pedagogia"

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